quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Descanso em Jesus


 
 
Por Max Lucado
Em seu mais famoso convite, Jesus diz: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28).

O descanso é dado, não conquistado. Jesus está prometendo nos dar algo que vem diretamente do cuidado de Deus, desde o princípio. O descanso dado por Deus aparece várias vezes e de várias formas nas Escrituras. Ele se inicia e se fundamenta com a criação do sábado, logo após Deus ter contemplado a obra da criação: um dia em que não se trabalha e não se planeja, em que se tem realidades maravilhosas a contemplar, desfrutando do cuidado de Deus por nós. Já durante o êxodo, nas sextas-feiras o povo colhia porção dobrada do maná (o pão nosso de cada dia), para que no sábado não precisasse colher nada – e milagrosamente nesse dia o maná armazenado não estragava.

Nos Salmos esta situação de ser cuidado por Deus é bem retratada no Sl 23 (“O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará”), e também no Sl 131, em que o bebê, saciado, mira o rosto de sua mãe e fica tranquilo e feliz, descansando.

No novo testamento, Jesus vem como o “Senhor do sábado”: é ele quem cuida de nós e nos traz o verdadeiro descanso. Para fazê-lo, Jesus está ciente de que terá que sofrer muitas coisas e morrer, antes de ressuscitar.

Em Hebreus fica bem claro que é Jesus quem conduz o povo de Deus para a terra prometida, a terra onde se descansa e vive em segurança, onde Deus cuida de nós. Acolhemos a palavra de Deus pela fé (que é um dom de Deus) e, assim, somos acolhidos por Cristo. Agora é o rosto de Jesus que contemplamos, e esse descanso de ser cuidado por ele produz transformações em nosso modo de viver, em nossa biologia e emoções: deixamos de precisar ter tudo sob controle, de querer planejar tudo com antecedência, de querer possuir tudo o que vemos, e começamos a aprender a perceber o cuidado amoroso do Pai, a crer que nada escapa ao cuidado dele, e podemos relaxar na percepção da sua presença.

O olhar de Cristo por nós é algo que acontece antes de qualquer reflexão ou ação nossa, tal como o Pai do filho pródigo que sai a seu encontro antes dele chegar e pedir qualquer coisa. Ou como com Pedro no pátio do sumo sacerdote, no pior momento de seu pecado, que recebe um olhar cuidador que lhe restaura a ligação com a verdade e a vida.

O sábado – o descanso – é, portanto, um tempo e um lugar especial no qual o Senhor cuida de nós; não é somente que não temos que fazer nada, mas que, antes de tudo, temos a experimentar a realidade de que somos cuidados pelo Pai. Esse cuidado vital ele revela no tempo que se chama “hoje”. Em nosso tempo faz-se presente o rosto de Jesus Cristo: “Assim ainda fica para o povo de Deus um descanso”, uma manifestação do rosto de Jesus Cristo que nos sacia, que traz descanso e alívio para nossas almas, e nos enche de esperança. Deus nos amou e Cristo morreu por nós quando éramos nada mais que pecadores: este é o alívio do sábado, esse é o nosso descanso em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário