terça-feira, 25 de setembro de 2012

A filha de Jairo


 
 
A afirmação de Jesus de que ele era o Messias aumentou as expectativas do povo judeu. Eles testemunharam as curas que ele fazia, sua autoridade sobre a natureza e seu poder sobre os demônios. Jairo, um funcionário responsável pelo funcionamento e manutenção da sinagoga, talvez tenha compartilhado do ceticismo dos líderes judeus. Mas um dilema pessoal o enviou ao Mestre.
A filha de 12 anos de idade desse pai desesperado estava à beira da morte. Nessa jovem mulher estava a esperança do futuro de sua família judaica. Com súplica verdadeira, Jairo insistentemente rogou a Jesus que viesse e colocasse as suas mãos de cura sobre ela. Com passo urgente, ele guiou o mestre e seus discípulos através da multidão curiosa. De repente, Jesus parou e perguntou: “Quem tocou nas minhas vestes?”. Uma mulher extremamente doente e desesperada havia simplesmente tocado a orla de sua veste.

Jairo deve ter estremecido com a interrupção; o tempo era importante para ele. O seu espírito ansioso deve ter se alegrado quando viu o milagroso restabelecimento de uma mulher que havia sofrido tanto tempo quanto sua menininha havia vivido.
Mas naquele momento de regozijo, seus próprios servos chegaram com notícias trágicas: sua filha havia morrido. Era tarde demais.

Naquele instante de desesperança, Jesus lhe  falou: “Não temas, crê somente, e será salva”. O Senhor ajudou Jairo a voltar o foco para a fé e esperança. Escapando de confusão, Jesus escolheu Pedro, Tiago e João para entrar com ele no lar desses pais afligidos pelo pesar. Os enlutados estavam no local, e Jesus disse: A menina não está morta, mas dorme. Ouvindo isso, zombaram com descrença. Ele ordenou que as carpideiras saíssem, e na tranquila privacidade segurou a mão da menina morta e disse: “Levanta-se Menina!”. A menina se levantou e caminhou, e o Médico dos médicos ordenou que lhe dessem comida.
Somente o salvador pode dar vida a todas as jovens. E ele se preocupa profundamente com elas. Os três evangelhos sinópticos relatam esse milagre, não somente confirmando a divindade de Jesus Cristo, mas também nos lembrando que ele continua sendo o nosso sumo sacerdote e que se compadece de nossas fraquezas. Ele nos convida a nos achegarmos “com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. (Hb 4.16)
A Bíblia da Mulher - Estudo e devocional

Nenhum comentário:

Postar um comentário