quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Fruto do Espírito - Amor


O tema: avivamento, batismo no Espírito Santo, dons espirituais, sempre foi um tema de muita importância, relevância e muito comentado em nossos púlpitos.
Sempre que medito sobre isso, lembro-me de que antes de operar ATRAVÉS da minha vida com os dons espirituais, o Espírito Santo deseja operar EM MINHA VIDA. Pensando nisso, trago ao blog uma meditação sobre o fruto do Espírito. Se temos o Espírito, temos que cedo ou tarde, viver no Espírito e em consequência agir no Espírito, dando o fruto do Espírito. 
Sendo assim, começaremos a meditar hoje sobre o mais excelente: o AMOR.




Tanto em hebraico (ahab) quanto em grego (agape), palavras traduzidas como "amor" indicam ação, designando atitudes conscientes em nome de um ser amado. Entretanto, o amor bíblico parece exigir que se vá além de um mero comportamento específico para dar lugar a uma certa atitude interior, isto é, uma resposta interior positiva.
Enquanto várias palavras gregas descrevem formas específicas de amor, a palavra agape quase sempre expressa o amor de Cristo, o amor altruísta. O interesse generoso, leal e benevolente pelo bem-estar de alguém é chamado por Paulo de "o maior" entre todos os dons. O amor CRISTão é um fruto do Espírito Santo, uma virtude da vida cristã.
Os atributos do amor refletem tanto sentimentos quanto atitudes amorosas. O amor verdadeiro é caracterizado como:

  1. Paciente e tardio em irar-se
  2. Benigno e manso com todos
  3. Altruísta e generoso
  4. Verdadeiro e justo
  5. Esperançoso e motivador
  6. Duradouro, jamais acaba.
O amor bíblico não é invejoso, orgulhoso, egocêntrico, rude ou insolente.
Sem amor, os dons do Espírito são considerados sem valor e o fruto do Espírito, incompleto. O amor cristão é eterno. Enquanto todo o resto falha, o amor nunca falha. Ele é um interesse permanente e incondicional pelos outros que resulta do poder inerente ao Espírito Santo, e não do esforço ou desejo humano.

Leitura: 1º Coríntios 13.

(Bíblia de Estudo da Mulher)

Nenhum comentário:

Postar um comentário