quinta-feira, 11 de abril de 2013

Talmidim 007 - Espírito


O Espírito do Senhor está sobre mim. Lucas 4.18

Jesus é um ser humano que não se explica senão por essa relação com o Espírito Santo. Jesus tinha profunda consciência de ser alguém sobre quem repousava o Espírito de Deus. Era um ser humano absolutamente rendido, aberto e sob a contínua influência do Espírito Santo. A ação de Deus Espírito Santo sobre Jesus é um dos capítulos mais importantes da Bíblia Sagrada. O nascimento do Senhor foi profetizado e anunciado pelo Espírito Santo. Jesus foi batizado, ungido, guiado ao deserto e constantemente visitado pelo Espírito Santo.

Não é possível pensar em Jesus sem pensar na obra do Espírito Santo sobre sua pessoa e obra. Mas o Espírito Santo de Deus que agia em Jesus não era uma força que vinha de fora e que o invadia. Quando Jesus, que é Deus filho, se faz carne, ele abandona suas prerrogativas divinas, mas não abandona a perfeita comunhão e unidade com o Deus Pai e o Espírito Santo. A unidade entre Jesus e o Espírito de Deus é de tal maneira que o Espírito Santo é também chamado de Espírito de Cristo.

Isso quer dizer que Jesus era um ser humano que não oferecia absolutamente nenhum obstáculo ao Espírito Santo, nem em sua postura, nem em suas atitudes e comportamentos, e muito menos em sua natureza, que era divina. A extraordinária realidade de haver um ser humano vivendo em comunhão e sob a permanente influência do Espírito Santo é algo prometido a todos nós. Jesus disse, reiterando o que haviam dito os profetas, que o mesmo Espírito que estava derramado sobre ele seria derramado sobre toda a carne.

A vida de um discípulo de Jesus há de ser, necessariamente, uma vida sob a ministração do Espírito Santo. É isso que faz de Jesus um mestre diferente, e é também o que faz de seus discípulos pessoas diferentes. O discipulado de Jesus não é apenas uma troca de influência moral, transmissão de conhecimento ou sabedoria filosófica. O que está em jogo no discipulado de Jesus não é outra coisa senão a maravilhosa ação do Espírito Santo.